sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Noruega - " Paisagens impressionantes, fiordes, sol-da-meia-noite, Aurora boreal e boas energias."




Porque a Noruega?
Acho que já comentei que meu namorado esta trabalhando em um cruzeiro né?! Pois então, ele tem conhecido muitos lugares (invejinha!) e dentro destes lugares, conheceu alguns vilarejos da Noruega, eu fiquei encantada com as fotos que ele tirou e ele principalmente em estar lá pessoalmente.
Eu já tenho a noção de que o país não tem grandes pontos turísticos e nem grandes agitações, mas tem LINDAS paisagens e energia sem igual. Uma viagem para apreciar a natureza, descansar e recarregar as energias perdidas na vida!
(Este poste esta englobando algumas cidades, não somente uma, pois como já disse esse país não tem muita agitação, então acredito que compensa conhecer mais de um vilarejo e ver o que eles tem a nos fornecer!!)


“A Noruega é conhecida por suas paisagens incríveis e variadas. Os fiordes no oeste do país são tomadas de longa e estreita, ladeada de ambos os lados por altas montanhas onde o mar penetra até o interior. A Noruega foi um reino Viking. Tem um grande número de áreas completamente despovoadas, muitos dos quais foram convertidos em parques nacionais. Mesmo fora dos parques nacionais, grande parte da terra é a natureza intocada, o que os noruegueses se esforçam para manter intocada. No inverno, esqui cross-country, esqui alpino e snowboard são muito populares. No verão, caminhadas e ciclismo são maneiras óbvias para desfrutar das enormes zonas de montanha. Para os aventureiros, caiaque, Wildwater rafting, parapente, caverna ou geleira de exploração são possíveis. Turistas vão desfrutar da condução de carro ao longo dos fiordes e montanhas no oeste ou para o sol da meia-noite no norte do país. Em suma, a Noruega tem muito a oferecer em termos de natureza.”


É bom saber...

- Os noruegueses falam Norueguês, mas não se desespere, praticamente toda a população fala muito bem o inglês. Agora, se o inglês não é a sua “praia” a língua dos sinais sempre funciona pelo mundo todo (rs...).
- O valor da moeda local (Coroa Norueguesa) seria: 1 Real = 3,3 NOK;  1 Dólar = 5,6 NOK;  1 Euro = 8,3 NOK
- Noruegueses são sempre muito educados e solícitos a ajuda, ou seja, se precisar, não se acanhem a pedir ajuda!


Atrações pelo país...

Os fjords: A Noruega tem como principais atrações turísticas seus fjords (fiordes), que são golfos profundos e estreitos entre altos rochedos, que recortam a costa do país no Oceano Atlântico. Eles são o resultado do derretimento das geleiras ocorrido no final da última era glacial, há 10 mil anos. A pressão das geleiras abriu fendas profundas nas montanhas, que posteriormente foram invadidas pelo mar.

- O Sol da Meia-Noite: Em razão da latitude, no auge do verão nas regiões mais setentrionais da Noruega, o sol nunca se põe. O astro chega a ficar bastante baixo no horizonte, como um por do sol avermelhado, para depois tornar a subir lentamente, sem que chegue o anoitecer. É fascinante ver o sol da meia-noite refletindo-se na neve. A cidade ideal para isso é Tromso.
Tabela do sol da meia-noite:
C. P. Árctico: 12 de Junho a 1 de Julho
Bodø: 4 de Junho a 8 de Julho
Svolvær: 28 de Maio a 14 de Julho
Harstad: 25 de Maio a 18 de Julho
Bardufoss: 23 de Maio a 19 de Julho
Andenes: 22 de Maio a 21 de Julho
Tromsø: 20 de Maio a 22 de Julho
Bossekop: 19 de Maio a 24 de Julho
Vardø: 17 de Maio a 26 de Julho
Hammerfest: 16 de Maio a 27 de Julho
Berlevåg: 15 de Maio a 28 de Julho
Cabo Norte: 14 de Maio a 29 de Julho
Longyearbyen: 20 de Abril a 22 Agosto

- Auroras boreais: No norte da Noruega outro fenômeno é igualmente espetacular: as auroras boreais, são um espetáculo de luzes coloridas que parecem dançar no horizonte, capazes de deixar qualquer um de boca aberta. O espetáculo faz parte das atrações turísticas que o país oferece. (Elas não são visíveis durante a época do Sol da Meia-Noite).

O que comer pela Noruega?
 Noruega é conhecida pelos seus excelentes produtos crus, em especial pelo peixe. É possível encontrar salmão defumado, gravlaks (salmão curado) e truta na maioria dos restaurantes, mas também se pode apreciar peixe branco acabado de pescar, como, por exemplo, bacalhau, peixe-anjo e alabote. Também o arenque e o marisco são muito populares. O camarão é uma iguaria bastante apreciada.
As carnes que se destacam são as de rena, alce, cervo ou tetraz, uma espécie de galiformes que habita exclusivamente o hemisfério norte.
Outra especialidade norueguesa é o queijo de leite de cabra preparado de uma forma especial (brunost). Este queijo castanho e doce não é muito conhecido fora da Noruega, mas é adorado pelos noruegueses de todas as idades. A carne curada ou seca (spekemat), sob a forma de presunto e salsichas secas, é uma comida popular na Noruega durante o Verão. O Spekemat serve-se, em geral, com pão tostado muito fino (mais uma especialidade norueguesa), natas azedas e ovos mexidos. 
Mas lembrando o que é MUITO falado, comer na Noruega é CARO!!! 
Separei 4 cidades que gostaria de conhecer, lógico que se pudesse gostaria de conhecer o país inteiro (como muitos outros lugares do mundo) mas nunca isso é possível, assim escolhi Oslo (a capital da Noruega), Bergen (a cidade de madeira, uma das cidades mais belas da noruega e porta de entrada para os magníficos fiordes), Olden (melhor energia do planeta- segundo o Bruno, meu namorado- paisagens lindas rodeadas por muita natureza) e Oslo (a maravilha da aurora boreal). Espero que curtem e aproveitem assim como eu!!







"nyte"

(Aproveitem!!)



P.S. - Fora a foto da aurora boreal são fotos do meu amor (ele não é lindo?!) e tiradas por ele (o melhor fotografo do mundo!!!) Te amo!


2 comentários:

  1. Nossa, amei seu post! tava pesquisando algumas coisas sobre a noruega e achei seu blog... estava trabalhando a bordo e conheci um pouco da noruega, pois muitos navios que tem roteiros p/ norte da europa passam por lá!
    Realmente, Oslo deve ser demais, passamos por la duas ou três vezes, mas nao pude descer, parava algumas hrs e justamente qdo estava trabalhando, :/ acredita? mas pelo que meus amigos me mostraram é demais! Passamos tb em Flâm uma cidade pequena mas linda e foooofa demais... fora a Geiranger que é lindo e Stavanger q é o lugar pra compras, pois é compras, nem é tão caro ou melhor deve ser o lugar mais barato da noruega!
    Amei as fotos e seu blog é demais, amo viajar cm você, mas sou meio acanhada p/ fotos haha minhas, mas de paisagens e lugares eu amo!
    Bom é isso, parabéns, sucesso e continue nos mostrando lindas paisagens e histórias =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olaa Luara, Fico muuuito feliz com isso! nunca achei que meu blog daria alguma repercussão! hsahashas
      "conheci" um pouquinho desse pais maravilhoso pelas histórias que meu ex-namorado (que tbm trabalhou por 8 meses a bordo) me contava. Ele dizia que era um dos países mais lindos que ele passou! la deve ter muitos lugares lindos, quem sabe depois escreva sobre outras cidades, mas por enquanto escrevi sobre onde eu iria realmente se tivesse tempo e $$ para conhecer!! hsahashsa..
      se passar por la novamente não deixe de descer e mandar dicas para a gente!! =))
      Beijooss!

      Excluir