terça-feira, 19 de junho de 2012

Tailândia - viagem na cultura, nos sabores, nas cores e nas paisagens paradisíacas..



Porque Tailândia?
Outro dia estava xeretando as fotos de um amigo em sua viagem maravilhosa para a Tailândia, então um destino nunca imaginável surgiu, com a imensa vontade de explorar esse riu de cultura e belezas naturais.
Falando nisso, algumas fotos aqui são dele, obrigada Aldo pelas lindas imagens!!!

“Tailândia, um destino de sonhos. Deixe-se levar pelo fascínio da cultura tailandesa, pelas suas praias paradisíacas, seja para lazer ou atividades desportivas, pela riqueza dos sabores orientais da típica gastronomia thai e pela simpatia e hospitalidade cativantes do povo tailandês.Tailândia, o verdadeiro país dos sorrisos e um destino e experiências inesquecíveis.”


A melhor época para viajar é entre os meses de Novembro e Fevereiro, que coincide com a estação temperada. Neste período, a temperatura média é de 20º C, com um índice de umidade por volta dos 55%.
Durante a estação quente, de Março a Maio, a temperatura pode subir até aos 30º C, como média, podendo chegar a valores próximos dos 40º C em algumas zonas. Nesta época, o índice de umidade sobe consideravelmente.
De Junho a Outubro, encontramo-nos na estação chuvosa; as monções fazem a sua aparição com diferente incidência conforme as zonas. Se, no Norte, a intensidade das mesmas pode ser escassa, no Sul, a sua presença pode revelar-se com grande violência. A temperatura oscila entre os 24º e os 34º C, embora a sensação de calor possa parecer bastante superior, já que os índices de umidade rondam, neste período, os 80%.

Qualquer viagem de turismo à Tailândia inclui também seus mercados e compras. Percorrê-los é um programão. Você encontra de tudo: antiguidades (verdadeiras ou falsas...),esculturas em bronze e madeira, roupas de seda (a Tailândia é o país da seda), de algodão, túnicas transadas, saias, bijuteria de prata, joias e até lindos guarda-sóis decorados, verdadeiras tentações.

Se estiver planejando em ir no mês de Abril, faça sua viagem ser entre os dias 13, 14 e 15. Por que? Bom, simplesmente porque entre esses dias ocorre a virada do ano tailandês, chamada de “Festival Songkran”, onde a palavra Songkran em Tailandês significa mover ou mudar de lugar em referência ao dia em que o sol muda sua posição no zodíaco. Coincidentemente, essa é a época mais quente do ano na Tailândia, atingindo quase 40 graus. A marca desse festival é, sem dúvida, a guerra de água que acontece nas ruas das cidades tailandesas. Contudo, essa guerra teve uma origem mais espiritual. Durante o festival, a água que era usada para lavar imagens de Buda e, portanto, passando a ser considerada benta, era passada gentilmente nos ombros das pessoas a quem se queria prestar respeito, geralmente os mais velhos, familiares e vizinhos, como forma de desejar-lhes boa sorte. Hoje, os tailandeses andam pelas ruas com tanques com água na carroceria de caminhonetes ou com uma espécie de espingarda que atira água. Alguns ficam em frente de suas casas com mangueira e molham pessoas e veículos que passam por ali. Algumas vezes, a água é misturada com um talco mentolado. As pessoas acreditam que a água é um símbolo para lavar todas as coisas ruins e espantar a má sorte. Mais do que aquele significado espiritual, a água hoje é vista como uma forma de aliviar o calor sufocante dessa época do ano. Por tudo isso, o Songkran é também conhecido como o “Festival da Água”.

Não esquecendo a parte principal, pelo menos para mim, das viagens, EXPERIMENTAR NOVOS PRATOS E SABORES!
Eu particularmente nunca comi comida Tailandesa em lugar algum, mas dizem que é magnífica, é uma mistura de temperos e sabores, salgado e doce, num simples prato, tudo muito suave, lógico que tirando a parte da pimenta (dizem que a comida é muuuuito apimentada, não se esquecendo então, se você não é muito fã das pimentas pedir sempre “no spice!”). Os melhores lugares para se comer seriam as barraquinhas de rua, SIM, as simples e baratas barraquinhas de rua, onde oferecem comida muito boa, diversa e, por incrível que pareça, MUITO LIMPA! Então, vamos nos esbaldar nas barraquinhas, comendo bem e gastando pouco!

Separei 3 locais onde quero passar. Na verdade, pesquisando sobre a Tailândia adoraria conhecer cada pedacinho desse fabuloso país, mas como o tempo ($$) não deixa, separei Bangkok (uma das grandes capitais da Ásia, um lugar caótico e fascinante, com muitos importantes santuários budistas, centros de comercio e outras atrações de uma grande cidade), uma passagem por Phuket (A maior ilha da Tailândia com muitas atividades diurnas e noturnas),  para assim se encaminhar para a ilha: koh phi phi (Ilha paradisíaca, com seus pontos de “relax” e agito, local perfeito para contemplar a natureza e as magníficas paisagens desse local).


Vamos falar melhor sobre cada uma delas nos  próximos postes para não ficar uma coisa maçante e chata! ;)

เพลิดเพลิน!!
(Aproveite!!)


2 comentários:

  1. Que lindo.. gosto muito da Tailândia.. quem dera eu pudesse um dia conhecer esse país maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se isso for um sonho seu, um dia irá se realiza com certeza!! ;)

      Excluir