sábado, 22 de setembro de 2012

Noruega - "Oslo, A capital Viking"



Capital da Noruega e uma cidade antiga é uma das menores capitais da escandinava, mas maior cidade da Noruega. Abriga prédios históricos e um castelo, mas alem da linda paisagem a maior atração são os museus.

Como chegar?
Eu imagino que um dos melhores lugares para se chegar na Noruega seria Oslo, pelo fato de ter ônibus, trens e outras locomoções para outras partes do país e por ser a capital.
Acredito que chegaremos por ar, então o Aeroporto Gardermoen de Oslo (OSL) seria a melhor opção de entrada, ele é o maior aeroporto do país e o principal centro internacional, e está localizado 60 km ao norte de Oslo.
 Infelizmente não há voos diretos do Brasil à Noruega, as companhias aéreas que voam para lá são:
KLM, Skyways, Cimber Air, Brussels Airlines, US Airways, Air France, Air Berlin, Virgin Atlantic, Condor, Air Canada, Eastern Airways, Norwegian, American Airlines, Estonian Air, Aeroflot, etc. 


O que ver e conhecer?
- caminhar pela principal rua da cidade, a Karl Johans gate, que vai desde a estação de trem até o modesto palácio real – posto que a Noruega é uma monarquia com democracia parlamentar –, com direito a guardas-estátuas com roupas extravagantes.

-As torres gêmeas (que fica ao lado da prefeitura) e seus 49 sinos que tocam distintas melodias dependendo da hora.

-Justo no pé das escadarias das torres, encontra-se esculturas que representam diversos ofícios, a prostituição inclusive e a praça em frente tem mais esculturas, de mulheres e crianças nuas.

Vikingskipshuset
- “Vikingskipshuset”, é um museu Viking, cheio de relíquias (como jóias colocadas nos barcos fúnebres dos reis e até os próprios barcos de mais de mil anos, resgatados do fundo de fiordes) onde podemos nos transporta para as historias mais conhecidas e contadas deste país.

- Caminhe até a estação de Majorstuen e pegue a linha 1 em direção a Holmenkollen, já na periferia tomada de bosques. Trata-se de uma torre de salto de ski de 132,5m de altura. Mesmo de algumas partes do centro é possível avistá-la, e à noite fica toda iluminada. La de cima pode-se ter uma boa visão da cidade.

- Volte para Majorstuen e pegue a linha 3, até o final. Você vai parar num lago cujo nome não sei dizer, mas soube que é fascinante.

Vigelandsparken
Vigelandsparken, que reúne 200 obras do maior escultor noruguês, Gustav Vigeland (1869 – 1948).

- Sair a noite é aconselhável ir ao Evergreen,onde tem a cerveja mais barata da cidade – 36krs o chope. Uma coisa bacana é conversar com os nativos pois La estarão mais alegrinhos e assim terão mais facilidade de se enturmar (lembrando que eles falam inglês muito bem). Caso achem que é muito dinheiro por um chope (o que realmente é tudo na Noruega, caro!) vocês podem fazer um esquenta andtes de sair comprando bebidas nos mercados, mas sempre se atentando aos horário em que estas são vendidas ( se for dia de semana será ate as 18h /ou as 20h no verão, se for sábado será somente ate o meio dia /ou as 16h no verão e no domingo a compra é impossível), se preferir vinhos ou bebidas mais fortes não encontrará.
 


O que comer?
Depois de muito ler sobre a Noruega e Oslo já me conformei então que seja MUITO caro mesmo comer por lá, assim sendo mais fácil cozinhar por si próprio (o conselho é: ficar em algum lugar em que disponibilizam cozinha aos hóspedes) mas não pude deixar de ficar com água na boca quando li a respeito de um croissant em um blog e que com certeza não ficarei sem experimenta-lo.
O autor do Blog dizia assim:

Vizinho ao Grand Hotel, uma confeitaria cujo nome agora não me sai (tem “baker” no meio), onde vendem o melhor croissant que já comi. Recheado na hora com chocolate que, pasmem!, cai incessantemente de uma fontezinha de três ou quatro níveis. Aproveitem para encher um copo com as geleias norueguesas de morango e uva, são de graça, e também das melhores que provei.

(Vai dizer que não deu água na boca?!)



Nenhum comentário:

Postar um comentário