terça-feira, 18 de março de 2014

Berlim - A Historia por traz de um muro!



Berlim, Capital da Alemanha, guarda seus mistérios e MUITA historia separados em Berlim oriental e Berlim ocidental, que ate hoje dizem poder ver a diferença, e por aquele muro, muito ouvido falar, o MURO DE BERLIM! 

O que ver? fazer? conhecer?

- Portão de Brandenburgo

Portão de Brandenburgo


O belo e monumental Portão de Brandenburgo era um dos portões que dava acesso a Berlim há séculos atrás quando a cidade ainda era pequena e circundada por um muro, numa espécie de fortaleza.  Hoje é provavelmente o cartão-postal mais famoso de Berlim. O Portão de Brandenburgo está localizado na Pariser Platz, no bairro central Mitte.


- Reichstag
Prédio do Reichstag
A pouquinhos metros do Portão de Brandenburgo encontra-se oReichtag, que é o prédio que abriga o parlamento alemão. O prédio de dimensões monumentais, além de ser muito bonito tem também uma rica história: em 1918, o político Philipp Scheidemann proclama a República na Alemanha de uma de suas janelas e em 1933 há um incêndio no prédio, acontecimento que foi usado como pretexto pelos nazistas para iniciar a perseguição aos seus oponentes. A cúpula e o terraço do prédio do Reichtag são abertos à visitação, só é necessário se inscrever online.

- Memorial do Holocausto

Memorial do Holocausto em Berlim
Também a pouquinhos metros do Portão de Brandenburgo encontra-se o Memorial aos Judeus Mortos da Europa ou simplesmente Memorial do Holocausto. Este memorial foi desenhado pelo arquiteto Peter Eisenman e inaugurado em 2005. O memorial consiste de 2.711 blocos de concreto cinza escuro e  de alturas variadas, distribuídos em fileiras paralelas. Também faz parte do memorial uma sala subterrânea chamada de “Local da Informação” onde há uma exposição que documenta a perseguição e o extermínio dos judeus.

- Potsdamer Platz

Potsdamer PlatzPotsdamer Platz é uma área com prédios super modernos e arrojados que foram construídos após a queda do muro de Berlim, em 1989. Na verdade esta praça já existia desde o Séc. XIX e nos anos 20 e 30 era um local super movimentado com restaurantes, teatros, cinema, cafés, lojas, hotéis e trânsito intenso para os padrões da época. Porém a praça foi severamente danificada por bombardeios durante a  Segunda Guerra Mundial e com a divisão de Berlim em setores após a guerra, o local acabou ficando como parte da fronteira entre os setores americano, soviético e britânico. Após a construção do muro de Berlim em 1961 os prédios restantes foram demolidos e a área ficou totalmente vazia e deserta. Somente com a queda do muro é que o local ganhou vida nova e daí foram construídos estes prédios novos e modernos que tem lá hoje em dia. A  Potsdamer Platz é também um centro de lazer, com salas de cinema, restaurantes, bares, etc. e fica a poucos quarteirões do Memorial do Holocausto.

- Gendarmenmarkt

Gendarmenmarkt - Casa de ConcertosGendarmenmarkt é uma praça no centro de Berlim, considerada por muitos como a mais bonita da cidade. A praça é composta por 3 belos e harmoniosos edifícios: a Casa de Concertos no centro e as  Catedrais Francesa e Alemã, que são praticamente idênticas e que ficam uma de cada lado da Casa de Concertos e de frente uma para a outra. Ao redor da praça existem muitas lojas, restaurantes e hotéis.


- Muro de Berlim

East Side Gallery - Muro de BerlimMais de 20 anos já se passaram desde a sua queda, mas até hoje o Muro de Berlim ainda exerce um grande fascínio nas pessoas. Então como vir à Berlim e não ver o Muro de Berlim?!? Tem que ver, faz parte do programa obrigatório. Existe ainda alguns locais onde se pode ver trechos remanescentes do muro: o mais famoso é o chamado “East Side Gallery”, que fica ao longo do rio Spree, entre a Ostbahnhof e a ponte Oberbaumbrücke. Este trecho contém pinturas de artistas de diversas partes do mundo que expressam os acontecimentos políticos ligados ao muro. Entretanto se você quiser mais do que só tirar uma foto, quiser saber mais sobre a história do Muro de Berlim, como ele era de fato, eu aconselharia a ir noMemorial do Muro de Berlim, na Bernauer Strasse.

- Checkpoint Charlie

Checkpoint Charlie em BerlimCheckpoint Charlie era um posto militar na fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental, na época em que existia o muro e a cidade era dividida. Este posto era usado somente pelas membros das Forças Aliadas e diplomatas estrangeiros para passar da Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental. Hoje em dia, é um dos locais com maior aglomeração de turistas. Todo mundo quer tirar uma foto da casinha e da famosa placa informando “You are leaving the American sector”!


- Kurfürstendamm, Gedächtniskirche e Kadewe 

Gedächtniskirche em BerlimKurfürstendamm ou simplesmente Kudamm é uma das principais e mais famosas avenidas de Berlim. É um centro comercial com muitas opções de compra, é o endeço de lojas mais populares e também de lojas de luxo – em um trecho da avenida ficam lado a lado as lojas das marcas mais exclusivas e caras.  Como continuação da avenida Kudamm, vem a rua Tauentzienstrasse, onde encontra-se a loja de departamentos Kadewe – um templo do consumo, que merece uma visita independente de fazer compras ou não. Entre a avenida Kudamm e a rua Tauentzienstrasse, tem uma praça, a Breitscheidplatz, onde fica a Gedächtniskirche. A Gedächtniskirche, também conhecida como “igreja quebrada”, é uma igreja que foi muito danificada na Segunda Guerra Mundial. Na verdade restou muito pouco da igreja, falta um pedaço da única torre que sobrou, mas estas ruínas foram mantidas justamente para lembrar os horrores da guerra, a destruição que ela causa.
- Sanssouci
Sanssouci - Foto: <p>
 Thinkstock</p>
Palácio de Sanssouci está para a Alemanha assim como o Castelo de Versalhes está para a França. Construído em meados do século 18 para ser residência de verão do rei Frederico, O Grande, o formoso palácio ostenta um estilo peculiar rococó. E não é só a arquitetura que impressiona. Suas vinhas em terraços, fontes, lagos e pequenos templos espalhados pelos jardins fascinam à primeira vista. Ninguém se cansa de contemplar os desenhos paisagísticos e as edificações, tão ricas em detalhes.



-Berliner Dom (Catedral de Berlim) 


Catedral de Berlim (Berliner Dom) começou a ser construída em 1895, na Ilha dos Museus, e levou onze anos para ser concluída. A espera valeu a pena: hoje a igreja é a maior da cidade e atrai milhares de visitantes ávidos por participar de tours guiados e assistir aos frequentes espetáculos de música clássica realizados dentro da nave principal. Além de bela, a estrutura é admirável: tem até um elevador para pessoas com deficiência ao lado esquerdo da entrada. www.berlinerdom.de


Nenhum comentário:

Postar um comentário